9/11/2016 - ADVENTO: EXPECTATIVA E REVISÃO DA IGREJA

ADVENTO: EXPECTATIVA E REVISÃO DA IGREJA

As quatro semanas que precedem o Natal marcam o início do chamado ano litúrgico, porque a Igreja não divide o tempo em meses, mas em “mistérios” de Cristo: uma parte do ano, medita sobre sua vinda, sua encarnação; outra parte reflete e revive a Redenção no seu ponto alto, que é Morte e Ressurreição de Cristo; e o tempo restante põe-se à escuta do Cristo. Recorda os gestos, as palavras Daquele que passou pela Palestina, mas hoje está aqui, em Sorocaba, reunindo o seu povão nas várias igrejas, para a celebração da Liturgia.

Advento é um tempo de expectativa. A imagem e semelhança da humanidade que viveu na esperança de um Salvador, a Igreja vive aguardando esse Salvador, que já veio, deixou um plano de vida eclesial para ser executado, e virá um dia, para encerrar a sua obram de maneira definitiva.

Assim, nossa expectativa é diferente da dos judeus; nós temos um plano a executar. Nós temos uma tarefa a cumprir. E todos os anos redobramos nossos esforços para cumprirmos, cada vez mais, e melhor, aquilo que o Senhor nos confiou neste mundo.

ADVENTO é pois, um tempo de revisão de vida e revisão de pastoral. Estamos começando mais um ano, mais um período de tempo que Cristo nos dá, a nós, construtores do seu Reino: como vai o Reino de Deus dentro de mim?... Como vai o Reino de Deus em minha comunidade? Como vai o Reino de Deus na cidade, responsabilidade nosso, individual e comunitária?

No ADVENTO, tempo de expectativa e revisão, a Igreja nos põe em contato com grandes construtores do Reino de Deus. Isaías vai ser lido em todos os domingos: Isaías, o rico e nobre senhor que fez no seu tempo a opção preferencial pelos pobres, defendendo a sua causa: “Deus me enviou para levar uma boa nova aos pobres”, diz o profeta, com recado sério para nós.

Como sempre, no Advento temos a figura de João Batista, o profeta corajoso, capaz de denunciar as injustiças e também de anunciar a salvação: “Depois de mim virá o que é mais forte do que eu; eu vos batizo na água, Ele porém vos batizará como Espírito Santo”. E Advento é também tempo de se olhar NOSSA SENHORA, aquela que disse: “Eu sou a Serva do Senhor”. E foi mesmo.

Esses modelos devemos seguir, nós que esperamos a nova vinda do Senhor como quem arruma a casa para receber alguém ilustre: nós arrumamos o mundo, para que, na Segunda vinda, o Senhor perceba que não veio em vão, a primeira vez. Nem foi em vão que confiou em nós como colaboradores seus para a obra do Pai.

Que a gente ouça a prece que a Igreja fará por todos nós, logo no primeiro Domingo do Advento: “Aproveite-nos, ó Deus, a participação nos vossos mistérios. Fazei que eles nos ajudem a amar desde agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam”!