9/2/2017 - QUARESMA, BATISMO E PÁSCOA




     QUARESMA, BATISMO E PÁSCOA

 

    Quarta-feira de cinzas, mais uma vez, começaremos um longo período de tempo consagrado a celebrar a Páscoa de Jesus, como nós chamamos sua passagem dessa vida mortal para a vida plena de Ressuscitado. O Ciclo Pascal vai de 1º de março a 04 de junho, festa de Pentecostes, dividido em duas grandes partes pelos três grandes dias da Semana Santa: Quinta, Sexta e Sábado santos. Antes desse tríduo temos a Quaresma; depois desse tríduo, os domingos e semanas da Páscoa.

    O que pretende a Igreja de nós nesses noventa dias do primeiro semestre? Dizem os autores que o Ano Litúrgico, a meditação dos mistérios de Cristo ao longo das semanas é a forma pela qual a Igreja nos educa: nos faz crescer como cristãos, como filhos de Deus, seguidores de Jesus no amor fraterno, generoso e universal.

    Ser filhos de Deus, eis o nosso destino, nossa razão de ser, o sentido final de nossa vida. Porque Deus nos ama e nos quer felizes, de felicidade maior do que a que teriam simples seres humanos; quer nos fazer participar de suas alegrias divinas, infinitas e para isso, nos comunica, de certo modo, a sua vida divina. Para participar da felicidade divina é preciso participar da vida de Deus. Não perca tempo querendo saber a fundo como é essa participação; deixe isso para os teólogos. Abra, sim, seu coração, para acolher Jesus, modelo e fonte de vida divina para todo ser humano, pois Ele disse:

    “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”.

     Ouça também São Paulo garantindo: “Deus coopera em tudo para o bem dos que o amam, porque os predestinou a serem conformes a imagem de seu Filho”, que como sabemos, é um Homem-Deus.

     Mas esse nosso destino tem um problema: é preciso que nós queiramos ser filhos de Deus. Deus só pode cooperar para o bem dos que o amam, o aceitam, o querem como Pai de verdade. Por isso Jesus veio para ser fonte e modelo de filhos de Deus. “Fez-se obediente até a morte e morte de cruz” (Fl 2,3). E com esse amor levado aos extremos, recebeu de Deus a recompensa, a resposta: Deus o exaltou extraordinariamente, fazendo-o viver agora a vida plena da Ressurreição, sem dores, sem limitações, sem morte, sem pecado.

    O tempo pascal é hora de se pensar nesse Jesus que morre por amor e ressuscita por amar, quando Ele diz: “Eu sou o Caminho” está deixando claro que ser cristão é ser capaz de amar até a morte, a caminho de uma Ressurreição que Deus quer para todos nós.

    Para os que querem Jesus, Ele lança, no fundo dos corações, uma semente de Ressurreição que os padres chamam de “graça do Batismo”.

    O batizado, como você e eu, tem que cultivar essa semente de vida plena, sem pecado, sem desamor, sem egoísmo, na fidelidade a Deus e no serviço do próximo.

    Começamos o ciclo pascal com quarenta dias de “quaresma”, revisão de vida, balanço espiritual para avaliar a quanta vai nosso amor a Deus e ao próximo, a que somos obrigados pela força e graça do batismo. Não é à-toa que a Igreja, no Brasil, faz na Quaresma, uma Campanha da Fraternidade, concentrando nossa revisão, cada ano, num dos pontos em que mais pecamos contra o próximo e a natureza, e por isso, contra Deus. Quaresma é tempo de jejum, isto é, de abster-se do mal; e tempo de caridade: mais amor a Deus e ao próximo. Quando formos celebrar mais diretamente a Ressurreição de Jesus, celebraremos a nossa futura ressurreição, renovando os compromissos que temos, desde o dia do nosso batismo.

    E continuaremos até junho, refletindo e saboreando antecipadamente as alegrias com que Deus espera todo aquele que se empenha em construir este mundo, o mais parecido possível, com o mundo que Deus prepara para nós: mundo de filhos e filhas de Deus e irmãos e irmãs no Senhor, na paz, no perdão, na alegria e no amor.

 

   Pe. Manoel Cesar de Camargo Júnior

 



(Voltar)



  HOME PASTORAIS AGENDA EVENTOS NOTÍCIAS BIBLIOTECA DOWNLOADS CONTATO  


  Paróquia Santa Rita de Cássia © 2015 - Rua Bartolomeu de Gusmão, 333 - Vila Santana - CEP 18080-050 - Sorocaba - SP - Fone (15) 3231-3304