1/11/2017 - CRISTO REI DO UNIVERSO - DIA DOS LEIGOS E LEIGAS




“CRISTO REI DO UNIVERSO – DIA DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS”

 

     No último domingo do Ano da Liturgia (neste ano, 26/11), celebramos a soberania e o senhorio de Jesus Cristo. Contemplamos a sua realeza não no poder e na dominação, mas na doação de sua própria vida. Dele recebemos o mandamento do serviço aos irmãos e irmãs, os mais pobres.

     A pergunta feita a Caim, no início da humanidade, retorna no capítulo 25 do Evangelho de Mateus: “Onde está o teu irmão?”. Se já naquele tempo a resposta de Caim não foi aceita, muito menos hoje podemos dizer: ”Acaso sou guarda do meu irmão?” (Gn 4,9). Por quê? Porque uma vez que Jesus se identificou com o sedento, com o nu, o faminto... servir o irmão é servir  a Deus. Não existe distinção entre estes dois serviços.

     A participação no Reino de Cristo passa pelo amor misericordioso ao irmão menor que sofre. Viver o cristianismo é socorrer o necessitado. O problema é que nós fazemos de Jesus um rei poderoso no céu, para não identificá-lo com os pequenos na terra. Parece que, com Deus, preferimos uma relação de servos, não de amigos e irmãos. Certamente, Jesus é o Kyrios, o Senhor, mas não podemos confundi-lo com os “senhores” deste mundo. Jesus é um rei diferente. Não reina como os reis deste mundo.

     A diferença começa a aparecer quando Jesus decide viver um messianismo diferente do que se esperava. Ele não anunciava o reino de seu senhor ou de seu rei, mas o Reino de seu Pai! “Nesse Reino Deus não é o Senhor, mas o Pai misericordioso. Nesse Reino não há servidores, mas apenas filhos de Deus, livres. Nesse Reino não se pergunta pela obediência e submissão, mas sim pelo amor e livre participação” (Moltman).

     O Reino de Jesus não é deste mundo! Se fosse um reino, com são os deste mundo, já outrora seus súditos teriam combatido para que Jesus não fosse entregue aos judeus (Jo 18,36). Em nome do Rei que é Jesus, pode-se morrer, mas nunca matar. No Reino de Jesus, a luta é contra o mal, contra a opressão e a injustiça, contra a morte.

     Não é o que cremos ou deixamos de crer, não é o dizemos ou deixamos de dizer, não é o que rezamos ou deixamos de rezar, não é o que temos ou deixamos de ter... isso também é importante; nada disso nos colocará à direita ou à esquerda de Jesus, mas somente o amor exercido para com aqueles que necessitam de nós. Assim podemos dizer com são João da Cruz: “No entardecer de nossa vida seremos julgados pelo amor”! Pelo amor de Jesus, pelo nosso amor!

      Por isso, como pelos sacramentos da iniciação cristã, sobretudo pelo batismo, participamos da mesma missão de Cristo (sacerdote, profeta e rei), como discípulos e missionários, somos chamados a seguir os seus passos. Reinar com Jesus é servir, é identificar-se com os pequenos.

       Na festa de Cristo Rei, celebramos o dia do Leigo(a). Cristãos leigos e leigas, são todos os discípulos e missionários, membros da Igreja e cidadãos do mundo chamados a colaborar na ação evangelizadora em todos os âmbitos das Igreja e no mundo. Cristãos leigos e leigas e ministros ordenados (diáconos, padres, bispos, papa) são chamados a servir no Reino de Cristo que é “eterno e universal, Reino da verdade e da vida, da santidade e graça, da justiça, do amor e da paz”. São vos valores que nos conduzem ao banquete que Cristo nos preparou: “Vinde, benditos do meu Pai!”

 

Pe. Manoel Júnior



(Voltar)



  HOME PASTORAIS AGENDA EVENTOS NOTÍCIAS BIBLIOTECA DOWNLOADS CONTATO  


  Paróquia Santa Rita de Cássia © 2015 - Rua Bartolomeu de Gusmão, 333 - Vila Santana - CEP 18080-050 - Sorocaba - SP - Fone (15) 3231-3304