12/1/2014 - PAULO DE TARSO: PERSEGUIDOR E APÓSTOLO




            Já se passaram vinte séculos e a figura de Paulo continua viva, inspiradora, inconfundível entre tantas que, através dos tempos, se comprometeram de modo radical com a causa do Evangelho de Jesus Cristo. Ele devotou toda a sua vida à pregação da Boa Nova, e entendia que pregar o Evangelho era anunciar, testemunhar com palavras, gestos e com a própria vida presença do Senhor Jesus, morto e ressuscitado, fazendo-o conhecido em todo e qualquer lugar...

            A ousadia de Paulo de Tarso, apóstolo de Jesus Cristo, em levar o Evangelho a todo mundo – a todas as raças, línguas e classes sociais – fez dele um peregrino incansável, uma alma inquieta e cheia de dinamismo, um campeão da coragem e da fidelidade a uma missão.

            Paulo de Tarso, foi um homem com “alma de fogo” que faz nosso coração arder de amor por Jesus Cristo e aviva os corações desanimados e abatidos.

            Paulo foi também um fundador de comunidades. E sabemos como foram importantes na Igreja primitiva. Graças a ele, o cristianismo se universalizou, evitando assim tornar-se uma simples seita judaica. Por onde Paulo passava, ia fundando núcleos de evangelização que ele diligentemente acompanhava, sustentando e animando seus irmãos na fé e na vivência do amor, esclarecendo dúvidas, purificando conceitos e aprofundando o sentido de ser cristão. O meio que utilizou para isso foram suas cartas que ainda hoje continuam sendo lidas em nossas comunidades como o eram nas primeiras comunidades cristãs. Estes escritos falam das lutas, das dificuldades e das alegrias da implantação do Evangelho no seio de diferentes culturas.

            Através dessas Cartas (e dos Atos dos Apóstolos) podemos tentar compor a personalidade de Paulo que, como Pedro, é considerado uma coluna da Igreja. Paulo tinha um gênio forte de um homem obstinado e completamente possuído por um ideal tão alto e irresistível que lança luz e transfigura tudo à sua volta, ao ponto de dizer que nada mais lhe importa contanto que o Senhor Jesus seja anunciado e conhecido por todas as gentes. Pela causa de Cristo ele desdobra-se, multiplica-se e não poupa nem tempo, nem saúde, nem nada.

            Qual é a causa pela qual você luta?

            Arregacemos “as mangas”, pois temos “um longo caminho a percorrer”!!!

 

Grande abraço,

Pe. Manoel Júnior



(Voltar)



  HOME PASTORAIS AGENDA EVENTOS NOTÍCIAS BIBLIOTECA DOWNLOADS CONTATO  


  Paróquia Santa Rita de Cássia © 2015 - Rua Bartolomeu de Gusmão, 333 - Vila Santana - CEP 18080-050 - Sorocaba - SP - Fone (15) 3231-3304